EXPO TATTOO BRASIL | Tatuagens, Artes, Eventos & Entretenimento
FERNANDO SOUZA
ENTREVISTA
FERNANDO SOUZA
"Tudo que eu aprendi durante toda minha carreira de tatuador e toda minha vida, tenho o orgulho e prazer de poder passar para todas essas pessoas."
Há quanto tempo você tatua?
Eu comecei a tatuar em 2007 com 27 anos de idade. Sempre gostei muito de desenhar, mas nunca tinha tido contato antes com amigos ou nada do meio da tatuagem, por isso demorei muito para conhecer esse meio e fazer meu primeiro curso.
Mas sempre digo para todo meus amigos que não me arrependo de nada que fiz antes. Acho que tudo que acontece em nossas vidas tem um motivo e o tempo certo para acontecer. Eu aprendi diversas coisas com minhas atividades anteriores, que me ajudaram muito a ser um bom profissional na tatuagem hoje em dia. E até as coisas que não deram certo para mim, me deram mais certeza de que hoje eu estou no lugar certo para seguir minha vida. Por isso, eu sempre incentivo quem tem um sonho, para que corra atrás do que realmente gosta, porque não tem tempo “certo” para começar uma nova carreira. O importante é não desistir de nossos sonhos, pois é essa busca que nos faz felizes.
Como começou a tatuar?
Bom, eu sempre gostei muito de desenhar e de tentar novos desafios. Quando eu estava numa conversa com uma amiga, surgiu esse assunto - nem lembro do que estávamos falando (risos) - mas ela lançou a ideia de fazermos um curso de tatuagem e abrirmos juntos um estúdio de tattoo. Eu não pensei nisso como uma profissão na época, mas o desafio chamou minha atenção na hora. No mesmo final de semana, comecei a pesquisar por cursos e no final do mês eu já estava na Galeria do Rock em São Paulo fazendo um curso de poucos dias para entender o básico.
Depois disso, voltei para minha cidade e fui fazendo os primeiros trabalhos sem muita experiência e nenhum auxílio. Levei um bom tempo para conseguir melhorar muito pouco, mas aos poucos fui vendo a clientela aumentando, pois gostavam do atendimento exclusivo e por eu sempre criar cada desenho especificamente para o pedido do cliente.
Em poucos meses, eu já tinha uma lista de pessoas me procurando e foi então que percebi que aquilo não era mais só um desafio pessoal, era algo sério e eu poderia trabalhar de verdade com aquilo. Daí em diante, comecei a estudar cada dia mais.
Qual é o seu estilo de trabalho?
Eu trabalho exclusivamente com Realismo. Desde criança, nos meus primeiros desenhos, eu já buscava observar cada detalhe e reproduzir tudo que eu pudesse no papel. Adorava passar horas tentando deixar o desenho o mais parecido possível, para mim, na época. E acho que esse desafio nunca mudou. Até hoje, quando monto um projeto para um cliente, tento sempre aumentar um pouco o nível de dificuldade e tentar executar o trabalho da melhor forma possível.
Onde você tatua atualmente?
Eu passei toda minha carreira na minha cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, mas no início deste ano (2018), vim morar em São Paulo para ampliar meus conhecimentos e contatos, e aprender mais com os grandes profissionais que existem por aqui.
Atualmente, tenho um estúdio privado no bairro de Moema, onde atendo somente um cliente por dia, podendo dessa forma dar toda minha atenção para cada projeto que executo. Para isso, todos os agendamentos e orçamentos são feitos exclusivamente através do meu site (www.FernandoSouzaTattoo.com.br) e assim consigo ficar totalmente focado na tatuagem durante a sessão e responder às pessoas interessadas no meu tempo livre.
Quais são as suas referências?
Tenho inúmeros grandes artistas, pintores e empreendedores que me influenciam de diversas formas. De cada profissional, eu tento copiar e aprender uma característica específica que me agrade mais, e assim acabo criando minha própria identidade e estilo de trabalho, como uma nova leitura de todos esses grandes talentos que temos no Brasil e no mundo.
Acredito que podemos aprender todos os dias e com todas as pessoas. Costumo aprender muito com meus alunos em cada workshop que eu faço, pois todos podem me passar uma nova visão de algum trabalho, ou me trazer uma nova pergunta que eu ainda não havia pensado antes. Dessa forma, consigo evoluir sempre. Por isso, tento sempre estar com os olhos atentos e a mente aberta para cada oportunidade e nunca me achar maior do que ninguém, pois mesmo com muita experiência, podemos aprender com os novatos.
Existe uma frase que gosto sempre de manter em minha mente, que diz: “Nunca deixe a Arrogância do conhecimento suplantar a humildade do aprendizado”. Ou seja, no dia que acharmos que já sabemos demais e não precisamos aprender mais nada com os outros, esse será o dia da nossa primeira derrota real.
Você também dá curso para outros tatuadores?
Sim, há alguns anos comecei a dar workshop em meu estúdio, pois sempre tive muita dificuldade de aprender como fazer uma tatuagem corretamente. No início, não havia tantos cursos disponíveis e era difícil ter acesso a profissionais dispostos a ajudar, por isso, tentei auxiliar os novos tatuadores passando tudo que havia me ajudado a crescer.
Depois de fazer alguns cursos e ter um bom feedback, comecei a receber pedidos de tatuadores de outros estados para que eu gravasse algum tipo de curso em DVD para ajudá-los, pois moravam muito longe para participar dos workshops presenciais. Foi quando surgiu a ideia dos Cursos Online. Hoje, tenho um site (www.TattooCursos.com.br) que oferece vários cursos que auxiliam os tatuadores a conseguirem melhorar suas técnicas e conhecimentos artísticos e profissionais.
São cursos totalmente em vídeo, que mostram em detalhes cada técnica explicando todo o processo de como fazer corretamente uma tatuagem, com o mesmo conteúdo do curso presencial, mas com a vantagem de o aluno poder voltar a assistir quantas vezes for preciso até aprender a técnica. Isso tornou o acesso à informação mais viável para pessoas que moram longe e não podem viajar para um workshop comum.
Hoje, já temos mais de 3 mil alunos que zeram nossos cursos. Ou seja, tudo que eu aprendi durante toda minha carreira de tatuador e toda minha vida, tenho o orgulho e prazer de poder passar para todas essas pessoas, e espero que possa fazer um pouco de diferença na vida de cada um, para que possam alcançar seus sonhos.
Qual dica daria para quem está começando na tatuagem?
Eu acredito que o caminho para o sucesso é sempre ser verdadeiro com aquilo que queremos, portanto, tente sempre fazer o melhor que você puder ao atender o cliente, tentando melhorar cada mínimo detalhe todos os dias. Assim, você sempre estará em evolução e, a longo prazo, irá acumular novos clientes sempre muito satisfeitos com seu atendimento.
Tecnicamente falando, eu aconselho a qualquer pessoa interessada em se tornar um “bom tatuador profissional”, a começar a estudar muito desenho e pintura, pois isso lhe dará toda a base e fundamentos para conseguir desenvolver qualquer tipo de trabalho que quiser mais tarde; e sempre com muita qualidade e segurança, sem cometer erros na pele de seus clientes.
Agradeço ao pessoal da EXPO TATTOO BRASIL pela oportunidade dessa entrevista e pelo grande trabalho, ajudando a divulgar os profissionais do nosso mercado. Um grande abraço e muito sucesso a todos.