EXPO TATTOO BRASIL | Tatuagens, Artes, Eventos & Entretenimento
Piercing na orelha afastava o diabo?
Piercing na orelha afastava o diabo?
Hoje eles são protagonistas no quesito beleza e estética, já saíram e entraram de moda várias vezes e continuam sendo os queridinhos da galera mais alternativa. Sim, estamos falando dos piercings, mas engana-se quem pensa que eles são acessórios modernos.
A presença do piercing como acessório de beleza – e até de proteção – na história é longa. A prática é utilizada há mais de 5 mil anos, sempre relacionada a expressões culturais ou religiosas, em várias civilizações.
Os brincos, por exemplo, eram para pessoas ricas ou membros da realeza. No entanto, em alguns povos, muitos marinheiros também perfuraram seus ouvidos para que os brincos fossem posteriormente retirados e penhorados para o funeral.
Divulgação
Em outras tribos, mais primitivas, ter orelhas furadas poderia protegê-los contra o Diabo, pois, segundo as crenças, o metal afastaria o Diabo de falar através dos ouvidos.
Divulgação
Já os piercings no nariz chegaram à Índia, por exemplo, pelos imperadores, as mulheres usavam sempre em sua narina esquerda. Na cultura indiana, o lado esquerdo do corpo é feminino e um piercing no nariz diminui a dor no corpo de uma mulher quando ela está menstruada ou em trabalho de parto.
Em outras regiões, como no Norte de África e no Oriente Médio ainda é costume para os noivos dar à noiva um piercing de nariz de ouro para o casório. Inclusive, o tamanho da peça pode indicar o quanto o noivo é rico ou não, e capaz de sustentar a família.
E quem curte piercing no septo? O uso desse acessório também não é nada recente. Os povos antigos como os astecas, incas e maias também perfuravam os septos para evocar os deuses. Mas nem sempre a questão era religiosa. Os aborígenes na Austrália também foram conhecidos por perfurar essa parte do corpo para achatar o nariz, deixando o mais bonito.
E você, já tem piercing? Pretende colocar? Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo do portal Expo Tattoo Brasil.